O que é o ENADE?

ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é uma prova que avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação. O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação ao conteúdo programático (disciplinas e assuntos abordados do curso), as competências e habilidades do profissional da área e o nível de atualização sobre a realidade brasileira e mundial.

São avaliados os conteúdos programáticos (disciplinas e assuntos abordados do curso), as habilidades, as competências adquiridas em sua formação. O ENADE é obrigatório e a situação do estudante deve constar no histórico escolar. Foi aplicado a partir de 2004 e pode ser reaplicado em até três anos para cada área de conhecimento.

O que é feito com os resultados?

Os resultados do ENADE são integrados ao SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). O SINAES é composto pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o ENADE, formam um tripé de avaliações, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Além disso, os resultados do exame, aliados às respostas do Questionário do estudante compõem os principais elementos para calcular os seguintes indicadores de qualidade do ensino superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), normatizados pela Portaria nº 40 de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas da educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.


Quem Participa

Para cada realização do exame é selecionada uma amostra de estudantes do primeiro e do último dos cursos. Para os alunos selecionados que estão concluindo o curso, é obrigatória a participação no ENADE para a emissão do histórico escolar e do diploma pela Instituição de Ensino. Estudantes não selecionados também podem fazer a prova, como voluntários.


Cursos Selecionados

A cada ano, o Ministério da Educação (MEC), define as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (CONAES), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES. O exame é reaplicado no máximo a cada três anos.

Para mais informações, consulte o site:
http://portal.inep.gov.br/enade

Fonte: VVale