O que é Estágio?

O estágio é uma forma de aplicar os conceitos vistos em sala de aula num ambiente real de trabalho. É também uma forma de ingressar no mercado de trabalho e obter experiência, a fim de dar início à carreira profissional.

O estágio pode ser curricular ou extracurricular (complementar). O estágio curricular é uma disciplina do curso, logo é obrigatório, enquanto que o estágio extracurricular não é obrigatório, sendo realizado pelo aluno por conta própria.

Como funciona a disciplina de estágio?

O estágio curricular pode ser cumprido das seguintes formas:

Como funcionário efetivo:
Trabalho convencional na mesma área de atuação do curso. O aluno deve solicitar à empresa a Carta de Equivalência de Estágio para iniciar as atividades.


Como Proprietário de Empresa:
O aluno possui uma empresa em seu nome e que atue na área do curso. O aluno deve comprovar isso através do Contrato Social da Empresa e de uma carta que mencione as atividades desenvolvidas.


Como Estagiário:
O aluno realiza estágio em alguma empresa; deve comprovar o estágio por meio de um TCE (Termo de Compromisso de Estágio).


Como Monitor Interno:
O aluno deve presta serviço de monitoria na própria instituição; deve solicitar ao seu Professor Orientador uma carta em papel timbrado da faculdade para comprovação.


O aluno que não realizar o estágio curricular, conforme critérios estabelecidos pela faculdade, não poderá receber o diploma.

Após se inscrever, o aluno deve entregar uma ficha com a descrição das atividades mensalmente até cumprir a carga horária da Disciplina de Estágio. No final, o aluno deve entregar o Relatório de Estágio, no qual descreve a empresa e as atividades executadas.


Calendário

As inscrições ficam abertas durantes os dois primeiros meses de cada semestre e as fichas de acompanhamento das atividades deverão ser entregues no início do mês seguinte. Assim que a carga horária for completada, o aluno deverá entregar o Relatório de Estágio no prazo estabelecido, para que o professor responsável possa avalia-lo e atribuir nota.


Documentação necessária para inscrição

Para se inscrever na disciplina de Estágio, é necessário:

  • Estagiário: Somente a Ficha de Inscrição para Estágio Curricular, já que o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) foi entregue anteriormente;
  • Funcionário: Ficha de Inscrição para Estágio Curricular junto com a Carta de Equivalência;
  • Proprietário de Empresa: Ficha de Inscrição para Estágio Curricular, Contrato Social da Empresa e Carta das Atividades Desenvolvidas.

Documentos usados durante a disciplina

Conforme dito anteriormente, após se inscrever na disciplina de Estágio, o aluno deve entregar mensalmente a Ficha de Acompanhamento de Estágio Curricular, e o Relatório de Estágio após cumprir a carga horária de Estágio.

Faça o download dos documentos do estágio clicando aqui.