O que é o Processo Seletivo?

Processo Seletivo é um tipo de processo de permite selecionar os candidatos que atendem a determinados requisitos, como, os candidatos com melhor desempenho, os candidatos que atendem ao perfil de uma empresa ou algo do tipo. Existem diversos tipos de Processos Seletivos, dentre eles, os processos seletivos de Vestibular, que buscam selecionar os candidatos com melhor desempenho para determinada vaga.

Para isso, os candidatos prestam um exame que atribui ao candidato uma nota, que será utilizada em um cálculo que leva outros fatores em consideração, para classifica-los e indicar quais foram selecionados, quais estão em listas de espera e quais e quais não foram selecionados. O Processo Seletivo do Vestibular Fatec é semelhante a um processo convencional de seleção de candidatos através de um exame. Através dele, os interessados podem se tornar alunos da Fatec.

Como funciona

Primeiramente, o candidato deve se inscrever no Processo Seletivo quando as inscrições estiverem abertas e pagar uma taxa. Em seguida, deve acompanhar as datas para saber quando o exame será realizado e quando será divulgado o resultado. Conforme as datas indicas, será realizado o cálculo da nota dos candidatos e, em seguida, será disponibilizada a lista dos candidatos aprovados.

Após o lançamento da lista dos candidatos selecionados, estes deverão comparecer à instituição de ensino com a documentação necessária para realizar matrícula dentro do prazo informado, inclusive o documento que comprova que o aluno tenha estudado na Rede Pública de Ensino. Depois que o aluno é matriculado na Instituição de Ensino, ele se torna um aluno e é notificado sobre o início das aulas.

Como se Inscrever

O Processo Seletivo do Vestibular Fatec é aberto duas vezes ao ano, para selecionar os candidatos para as turmas do 1º e 2º semestres. Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deve informar os dados pessoais necessários para o Processo Seletivo, inclusive informar ser Afrodescendente, estudar ou ter estudado na Rede Pública de Ensino. Para efetuar a inscrição, é necessário pagar a taxa de inscrição do Processo Seletivo na rede bancária. Confira no site do vestibular o valor atual da taxa de inscrição.

Inscrições

Os candidatos que possuem baixa renda têm o direito à redução de 50% ou de 100% do valor da taxa de inscrição. O candidato que desejar solicitar isenção deverá levar à instituição de ensino a documentação necessária, para posterior avaliação. Deverá também acompanhar as datas do resultado dos pedidos de isenção para poder efetuar a matrícula. A matrícula não poderá ser efetuada antes do período indicado, caso contrário será cobrada a taxa de inscrição em seu valor integral.

Exame Vestibular

O Exame referente ao Processo Seletivo é constituído de 2 partes:

• Redação: avalia a capacidade de comunicação do candidato (leitura e escrita). Avalia também a habilidade de produção, interpretação e análise de gêneros textuais;
  • Prova com 54 questões, cada uma com 5 alternativas, composta por 5 questões relativas a cada uma das disciplinas do núcleo comum do Ensino Médio (Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês), 5 questões de Raciocínio Lógico e 9 questões interdisciplinares. As questões terão um peso diferente, de acordo com cada área de conhecimento do curso desejado.

Para ingressar em um dos cursos de Graduação Tecnológica (presencial e à distância), o candidato deverá possuir o certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, no ato da matrícula. Isso significa que estudantes que estão no último ano do Ensino Médio poderão prestar o vestibular sem nenhum problema.

Classificação

Após a realização do exame, é divulgado o resultado de classificação dos candidatos com base no cálculo realizado, que leva em consideração a declaração de Afrodescendência e de Escolaridade Pública, além da Nota da Redação e da Prova Objetiva com os pesos de conforme a tabela de pesos para o curso que o candidato pretende ingressar. São divulgados os classificados conforme as vagas oferecidas. Esses candidatos terão um prazo para realizar a matrícula. Caso não compareçam com a documentação para isso, serão realizadas várias chamadas até que se complete o número de vagas.

Matrícula

Após a divulgação da lista dos resultados do vestibular, os candidatos deverão se matricular na Instituição de Ensino. Todos os candidatos convocados, de acordo com a ordem de classificação de notas finais, deverão comparecer à Fatec em que pretendem estudar, para realizarem a matrícula.

O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivar a matrícula, pois a Secretaria da Faculdade de Tecnologia não realizará, em hipótese alguma, a matrícula do candidato convocado com a documentação incompleta, colocando a vaga à disposição dos próximos classificados.

Os cursos se enquadram em duas modalidades:

• Cursos presenciais: as aulas são oferecidas de segunda à sexta-feira e também aos sábados pela manhã e/ou à tarde, para alguns cursos. Os horários de início e término das aulas podem variar, devendo ser consultados na Unidade do curso desejado.
  • Cursos à distância (EaD): os encontros presenciais ocorrerão durante o semestre, na Instituição de Ensino em que o aluno estiver matriculado. Os dias e horários previstos para a realização das atividades presenciais serão disponibilizados antecipadamente, sujeitos a alterações conforme as necessidades da região e/ou instituição.
    • Verifique os cursos oferecidos nas Instituições de ensino para poder participar do Processo Seletivo. Para mais informações, consulte o site: